quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Projeto "A Vida Não Para"

Ações desenvolvidas no I Semestre de 2010. O projeto teve por objetivo integrar a comunidade escolar, pais, alunos professores, funcionários, grupo gestor, enfim todos que participam do processo ensino - aprendizagem, proporcionando aos alunos o autoconhecimento, desenvolvimento de suas habilidades, na compreensão de diversos conceitos e valores.  Valores estes que são necessários para informar, preparar nossos alunos para a vida, capacitando-os para serem cidadãos com senso crítico e capaz de desfrutarem de uma vida saudável e plena.
A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
Os valores trabalhados atravessaram as diversas áreas de conhecimento. Os professores permaneceram atentos aos melhores momentos para tratar deste assunto. Algumas vezes, em ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou um acontecimento no recreio – que mobilizaram os alunos ou ocasiões planejadas com a sensibilidade de cada professor. 
Dessa forma, foram produzidas pesquisas, discussões e debates de temas relacionados à Infância, à Terceira Idade, à Prostituição e Violência contra jovens e crianças, que abordaram transversalmente valores como respeito, gratidão, amizade, cooperação, solidariedade, justiça, caridade, companheirismo, honestidade, entre outros.  
Na sala de aula os alunos visualizaram a progressão dos valores trabalhados ao longo do ano, no sentido de reforçar e despertar atitudes de transformação do comportamento de cada um, afim, de uma mudança efetiva em nossos convívios sociais.
É a Escola trazendo a Vida para dentro de seus muros e fazendo do processo de ensino uma Verdadeira Aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário