quinta-feira, 26 de março de 2009

O que é o Projeto O Amigos da Escola

Quinta-feira, 26 de Março de 2009
Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) que tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica. O projeto estimula o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares/educação formal – e de cidadania em benefício dos alunos, da própria escola e seus profissionais e da comunidade.
O projeto é implementado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.
O Amigos da Escola é um projeto de comunicação, de implementação descentralizada. Ele utiliza a força mobilizadora da Rede Globo para sensibilizar a população e a comunidade escolar a darem sua contribuição para a melhoria contínua da escola pública (em seu papel essencial de educação formal e centro da comunidade); e desenvolve ferramentas úteis para a escola que realiza, ou pretende realizar, atividades com voluntários.
O que o Amigos da Escola se propõe a fazer?

Mobiliza voluntários por meio de campanhas na TV e informa a população (pelo site e pelo telefone) quais escolas estão interessadas em receber voluntários;
Divulga boas experiências nos espaços jornalísticos da Rede Globo;
Promove dias temáticos nacionais, que podem ser aproveitados pela escola para dinamizar suas atividades e projetos;
Contribui com subsídios para a direção da escola, fornecendo informações e subsídios para que a própria escola desenvolva suas competências para o melhor aproveitamento e organização das atividades. O que não faz?
Não garante a presença do voluntário nas dependências da escola;
Não seleciona, indica ou capacita diretamente os voluntários;
Não pede ou oferece contribuições financeiras;
Não determina ou organiza atividades pela escola;
Não é mais um projeto a ser implantado formalmente pela escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário